Associação Oportunize oferta bolsas integrais de estudos a 11 pessoas em 2020

2019 M12 26

Muitos jovens e adultos têm o sonho de ingressar em uma universidade ou em um curso técnico profissionalizante. O que não parece tão difícil para quem tem acesso a uma boa base escolar e possui condições financeiras favoráveis, pode se mostrar impossível para quem não vive a mesma realidade e tem o sonho de mudar de vida pela educação. Foi com o objetivo de tentar reduzir as estatísticas e fazer frente ao contexto histórico de desigualdade social e educacional no Brasil, que um grupo de amigos decidiu fundar a Oportunize há 14 anos, ofertando, desde então, bolsas integrais de estudos para cursos técnicos e pré-Enem a jovens e adultos a partir de 16 anos. 

Ao todo, mais de 80 pessoas já foram beneficiadas com o projeto da ONG, que acaba de concluir mais um processo seletivo e vai realizar, em 2020, o sonho de 11 novos oportunizados. Além das bolsas integrais de estudos para os cursos de sua escolha, a Oportunize também oferece aos selecionados, apostilas ou livros, materiais para módulos práticos, fardamento (em casos obrigatórios), transporte, apoio psicológico e pedagógico, entre outras despesas, de acordo com a realidade financeira de cada um. Os critérios para seleção incluem possuir uma renda familiar baixa, ser estudante do ensino público (no caso de cursos Pré-Enem), possuir apoio da família e ser aprovado no teste psicológico feito durante a seleção.

“Nosso objetivo com o projeto é contribuir com a educação daqueles que, embora muito se esforcem para estudar ou concluir seus estudos, não conseguem realizar seus sonhos por conta da má distribuição de renda do nosso Brasil”, explica o servidor público Hugo Mendonça, um dos fundadores da ONG.

 

Doações

Segundo Hugo, embora os fundadores da Oportunize sejam os maiores financiadores do projeto, doações e apoio de instituições parceiras também são fundamentais. “Ainda não conseguimos atingir a quantidade de doações e de parceiros desejada para que o projeto seja sustentável e impacte cada vez mais vidas. Por conta das limitações dos nossos recursos, não conseguimos oportunizar estudos para pessoas que vivem fora da região metropolitana de Fortaleza. Acreditamos que, com mais doações e parceiros, seríamos capazes de expandir o projeto para o resto do Estado e, no futuro, para todo país. Toda ajuda é bem-vinda, seja em dinheiro ou serviço”, pontua.

A Advance acredita nesse projeto e é uma das apoiadoras da Associação Oportunize. Para se tornar uma empresa oportunizadora e também contribuir para um amanhã mais justo por meio da educação, clique aqui.

Compartilhe