Como a publicidade digital pode potencializar as vendas nas lojas físicas

2019 M12 26

Que o aparelho celular é capaz de usar algoritmos para coletar diversas informações dos usuários em tempo real, todo mundo sabe. Mas, você sabia que a tecnologia de geolocalização é um recurso que pode ser utilizado para direcionar os anúncios que recebemos na tela do nosso smartphone? 

É muito simples: se você estiver com a localização do seu celular ativada e andar com ele para aonde quer que você vá, você será impactado por anúncios digitais geolocalizados sempre que acessar sites, blogs, redes sociais, Google e outros aplicativos de dispositivos móveis.

Essa é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada por algumas empresas para levar mais pessoas aos pontos de venda e, consequentemente, aumentar as chances de compra nesses espaços. 

E por que isso acontece? 

A publicidade geolocalizada é uma excelente estratégia de performance digital, pois impacta o público-alvo sem desrespeitar o seu contexto. Por meio dela, o consumidor recebe o anúncio de um serviço oferecido em sua exata localização geográfica ou nas suas proximidades. Por isso, campanhas digitais contextualizadas e focadas em performance têm muito potencial para as empresas que buscam aumentar as visitas em suas lojas físicas, por meio de anúncios no celular. 

Sid Guimarães, Coordenador de Mídia Digital e Performance da Advance, explica que o mundo não é mais dividido entre mundo digital e mundo offline. Tudo faz parte de um mesmo universo, e entender isso é fundamental. “Primeiramente, precisamos entender que performance é um braço da mídia digital com o foco em resultados, ou seja, quando queremos aumentar nossas conversões, buscamos essa equipe específica. Agora, o que seriam essas conversões? Apenas vendas diretas no eCommerce? Não apenas isso. O eCommerce é a parte principal e mais robusta da performance, que exige resultados de curto prazo quando analisamos o ROI (retorno do investimento) de cada campanha no dia a dia. Porém, além da venda direta, a performance pode fazer com que consigamos mais leads (cadastros), tenhamos mais visualizações de um vídeo e, até mesmo, mais visitas à loja fisica. Tudo isso abrange a performance. Quando falamos de resultados otimizados, falamos de performance, já que o mídia vai acompanhar os resultados com base no investimento, sempre cruzando com os resultados recebidos”, ressalta.

Ele reforça, ainda, que o consumidor que procura no celular, também vai até uma loja, e o consumidor que vai até uma loja, tem grandes possibilidades de ter procurado pela loja antes no celular, para ter segurança dos preços cobrados no mercado. “Tendo isso em mente, vemos como o digital agora é essencial nas estratégias de marketing dos clientes até para fluxo de loja física. Como, agora, todos nós temos acesso fácil a um smartphone, geramos mais informações para que o Google e seus diversos serviços (como Waze, YouTube, Maps, etc) nos acompanhem e mapeiem nosso comportamento”, completa.


A estratégia digital da Pague Menos


Inovação e tecnologia digital já fazem parte da estratégia de crescimento da rede de farmácias Pague Menos há alguns anos. E, sabendo que o marketing digital pode, muitas vezes, servir como uma porta para a conversão de vendas nas lojas físicas, a empresa aceitou o convite do Google em abril deste ano, para participar da fase experimental do Local Campaigns, seu produto de publicidade que utiliza a geolocalização, impactando as vendas nas mais de 1.100 lojas da rede em todo o Brasil.

De acordo com pesquisa do CNDL/ SPC Brasil, 47% dos consumidores que compram em lojas físicas consultam a internet antes de comprar. Já dados do Google Brasil apontam que as buscas no celular por “próximo a mim” ou “próximo” cresceram 256% nos últimos dois anos. Por isso, a proposta do Local Campaigns é utilizar machine learning para exibir os anúncios certos para potenciais clientes que estejam próximos às lojas, integrando todas as plataformas do Google para publicidade - Google Maps, Search, Display e YouTube.

“Com base nesses e outros dados do Google, estamos aumentando e potencializando, ainda mais, as visitas nas nossas lojas físicas. Acreditamos que esse projeto vai ser mais uma importante ferramenta, entre as tantas outras soluções do Google, que utilizamos no nosso dia a dia. Ficamos muito felizes com a escolha, que fortalece a sólida parceria que temos com o Google”, ressalta Hanna Magalhães, Coordenadora Digital da Pague Menos.

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